O passado não dói.


Só o presente dói, o passado é apenas uma cicatriz. Só o presente te diz que a dor é essa aflição que mora no teu coração. Tudo porque o passado é um sentimento arquivado de um sofrimento que se espalha pela tua vida sem a tua permissão. Passado são águas que um dia correram nesse rio, mas que hoje estão misturadas com as águas do oceano que pertencem ao universo da multidão que te rodeia. São águas que não retornam, e que se justaram a outras gotas de sofrimento.

Um dia tu acordas e reparas que ela [a dor] está ali. Tu percebes o que te magoou. Dás um nome ao teu sofrimento, crias um rosto para a tua tristeza e aí sim, tu descobres a tua dor. A dor que te atacou hoje, porque ontem ela era apenas um sentimento que já não combina contigo. A dor vestiu-se com a tua ilusão e veio fazer-te companhia. Veio trazer-te a lembrança do que existia e hoje é apenas a sombra de uma história que não teve um final feliz. É assim que a dor nos ataca, chega de mansinho e pinta uma ferida na nossa alma, desenha-lhe cicatrizes que sangram e lembra-nos o que queríamos esquecer. Faz um pacto com a razão e tortura-nos o coração fazendo jorrar lágrimas sofridas e espalha o cheiro da desilusão pelos cantos da casa. Maldita dor que chega sempre fora do tempo e que se quer instalar sem ter sido convidada.

A dor que te dói hoje é mais um capítulo dessa tua história, que não terá fim. A tua história não acaba, o que vai terminando é a dor. Um dia tu olhaste ao espelho e ela já lá não está ali, desapareceu da mesma forma que chegou. Deixou as suas marcas e retornou para a sua história.A dor é filha da memória e nunca saberá viver fora do passado. Quando tu te tocares e não a sentires, saberás que ela existiu, mas que o tempo que passou adormeceu-a. A dor não resiste à luz do presente e volta para a sua escuridão.


A dor chega hoje trazendo notícias de ontem. Amanhã, acredita ela irá serenar. Basta-lhe que lhe arranjes outro perfume. Que a enganes com outro cheiro. Que a arquives na gaveta escura das recordações menos boas. Será o túnel iluminado que passa por ti e não tu por ele. O sítio onde não podes voltar e que por isso mesmo te ajuda a calar essa dor que agora te atormenta.

Deixa que passem estas vinte e quatro horas do dia de hoje e amanhã perceberás que a tua dor é uma dor do passado.

Acredita o passado não dói.

O passado já não existe é uma tela terminada que penduras numa das paredes da vida. Olha bem para ela e verás que a tua dor estará lá esquecida. Toca-lhe e não a vais sentir. Morreu com o luar da noite que por ela passou.

@angela caboz

Comentários

Mensagens populares