ESSE MUNDO



Sinto o vento no rosto, vejo o sol a brilhar
No céu azul as nuvens parecem navegar
Nas árvores as folhas verdes estão a bailar
E as aves voam livremente pelo ar

Há rostos, que caminham ao acaso
Há vidas, que se cruzam naquela rua
Há um tempo a exigir um prazo
Para uma realidade, que não é minha, nem tua

É este o mundo que vejo lá fora
O mundo que tudo me dá e tira, a qualquer hora
O mundo que me roubou todos os sonhos
Mas que me obriga também a saber lutar
O mundo a que todos os dias fecho os olhos
Porque sei que ele me está a enganar

Mas, como dizia António Gedeão
“o mundo pula e avança como bola de cristal nas mãos de uma criança”
Esse mundo, que de noite me dá esperança e de dia rouba confiança

Esse mundo que não é senão confusão
Onde o meu sentimento se sente oprimido
Pelos seres que não sabem quem eu sou
Mas que se julgam donos da razão

E lá fora, há corações que não batem
Há veias onde não corre sangue
Há pessoas que pela paz combatem
E há aqueles que sem amor, vivem do nada

Sendo apenas almas penadas
Que passam pela vida sem viver
E como dizia Neruda com toda a sua sabedoria
“ não há maior sofrimento do que viver e não ter sofrido”

Mas eu sei o que é sofrer
Já provei o sabor do sofrimento e da saudade
Quando este mundo me roubou o amor
Quando acordei e olhei para o futuro, sem ilusão
Quando me disseste que ias desistir de tudo, tudo em ti era dor
Porque se tu desistires eu desisto também

Fugiremos os dois, juntos, no mesmo sentido
O único sentido que nos convém
Enfrentaremos tudo juntos, uniremos forças contra este mundo
Que todos os dias nos tira o tapete
Que nos obriga a saltar de um trapézio sem rede


Onde tu e eu não conhecemos a sorte
Que como alguém me disse um dia, em tom de brincadeira
" é um cavalinho branco que só passa na nossa porta uma vez"
e por certo ele já por aqui passou, e passou-me uma rasteira
que me fez caminhar pela vida, sem encontrar o norte

E o mundo vai rodando, e os rostos à minha volta sorriem
e o sol continua a brilhar, e eu vejo uma ponte à minha frente
será que ela me pode conduzir a um destino diferente ???

Comentários

Mensagens populares