O que é amadurecer...





Preciso que me expliquem o que é amadurecer.

Que me digam exatamente qual é o caminho certo e a velocidade correta para caminhar na estrada da vida, tendo com rumo o nosso amadurecimento. Aquela fase em que sempre ouvi dizer, da boca de quem se diz sábio, que deixamos de ser crianças inocentes e nos tornamos em homens ou mulheres adultos e responsáveis por tudo o que fazemos e queremos.

Será que para atingirmos a dita maturidade apenas e só os anos contam? Ou será, que a idade de nada vale para medir a nossa maturidade?

Será que afinal de conta amadurecer na vida, quer dizer que somos obrigados a escolher. A por de lado alguns sentimentos que nos poderão voltar a fazer falta. A substitui-los por emoções desconhecidas, que nos fazem escorregar pelos sonhos do futuro, sem saber ao certo ao que é que vamos.

Será escolher o que queremos e quem queremos nas nossas vidas. Será apagar outros da nossa história. Aqueles com quem já desenhamos o passado. Pintar agora de outras cores a janela do presente. Tentar esquecer quem nos fez bem, para aceitarmos quem despertou em nós ilusões. Ilusões que não sabemos se têm pés para andar neste terreno movediço a que eu chamo estrada da vida.

Será escolher para onde vamos e onde nos recusamos a ir, sem que tenhamos nas mãos o mapa do circuito que esta viagem vai fazer. Sem que possamos pedir uma bússola para nos orientarmos. Sem perceber para que lado fica o Norte, se é que a vida tem pontos cardeais, como um dia os cientistas pensaram que existiam.

E se na vida não existir norte e se forem as nossas decisões que ditam a nossa sorte, será que vale a pena amadurecer?

O que faço eu com os meus sonhos de criança ainda por realizar. E com as travessuras de adolescente de que ainda não me desfiz. Não poderei inclui-las nessa nova etapa da minha vida?

Eu já tentei negar ao meu coração tudo o que sinto. Tentei convence-lo de que deixei de sonhar, para não crescer. Pensei em dizer-lhe que não sei o que é amar. Mas, tudo isso foi em vão porque em mim existe mais do que tentação. Em mim existe vontade de continuar a caminhar pela vida com a inocência de uma criança. Em mim existe a tentação que não quer dar a mão ao amadurecimento que a vida me exige.

Se amadurecer é esquecer que há sonhos e pessoas que me fizeram sonhar eu não quero amadurecer. Vida deixa-me ser criança eternamente.

@angela caboz

Comentários

Mensagens populares