Eu era feliz



Eu era feliz -ou melhor, eu parecia feliz- mas tive que partir, ainda antes que o que restava de mim acabasse. Eu era feliz, por não ter visto antes o que era a realidade da minha vida. A razão tapava-me os olhos e eu vivia assim entre o não querer ver e o não sentir coragem para viver outra história.

Os dias eram feitos de escuridão, uma escuridão tão grande que não me permitia ver que existia o sol lá à minha frente, para lá da linha do futuro.

Acredita eu sentia-me feliz porque a escuridão não me deixava ver claramente o que era a felicidade. A porta estava fechada e as janelas estavam trancadas. Ali não entrava vento, nem saia descontentamento. A felicidade era uma flor que eu não conhecia. Naquele jardim só floresciam ervas daninhas, daquelas que não dão flor. Por isso, eu não conhecia o amor e julgava ser feliz.

Era feliz de olhos fechados. E quem é feliz seguindo somente as ordens da razão também pode um dia cair em tentação. Foi isso que me aconteceu, tropecei na pedra do infinito, caí em mim de verdade e vi o futuro, que a princípio julguei ser apenas uma assombração.

Vi o sol que brilhava nos meus dias e que eu não conhecia. Senti o cheiro dos sentimentos que existiam dentro de mim. Escutei o silêncio de tudo, percebi que os fantasmas que eu julgava existir eram só sombras de que eu fugia.

O amor existia e não era perigoso. Pensei que seria mais uma queda. Pensei que estaria a ficar tola.

Percebi no entanto, passados alguns instantes, que não era nada disso. Eu estava bem lúcida, a queda só me tinha trazido de volta ao mundo. Loucura era o que estava a viver antes, por isso mesmo fugir dessa ilusão era a melhor solução. Deixar para trás o passado, que era assunto já arrumado. Era preciso esvaziar a bagagem e partir livre para esta nova viagem. O amor dar-me-ia asas para voar e coragem para amar.

Eu era feliz- ou julgava que era-, mas a verdade é que posso ser muito mais feliz se tiver coragem para viver esta nova vida que agora me abriu a porta do mundo de que eu fugia.

@angela caboz

Comentários

Mensagens populares